O avanço tecnológico trouxe várias melhorias para a nossa vida cotidiana. Saiba quais os benefícios da tecnologia para as empresas.
Os benefícios da tecnologia aplicados nas empresas tornaram o mundo dos negócios mais rápido, acelerando a tomada de decisões e as mudanças. Podemos afirmar, com segurança, que qualquer empreendimento precisa de tecnologia para sobreviver, em maior ou menor grau.
Neste post, vamos falar de cinco benefícios que a tecnologia traz para a gestão das organizações, além de mostrar algumas ferramentas tecnológicas que podem ajudar a sua empresa. Acompanhe!
Quais são os benefícios da tecnologia para as organizações?
1. Redução de custos
A redução de custos é uma preocupação constante das corporações em qualquer setor de atuação. Afinal, o aumento das receitas não trará um bom lucro se as despesas continuarem subindo.
A tecnologia ajuda muito na organização das finanças, dando maior visibilidade a todos os gastos da empresa. Com isso, é possível checar em quais áreas é viável cortar excessos e realocar recursos.
Um bom sistema de gestão financeira permite a identificação de gastos excessivos com matéria-prima e a visualização de desperdícios.
A automatização de tarefas é uma consequência da implantação da tecnologia e, também, uma ajuda à economia da empresa.
2. Aumento da produtividade
A melhora da produtividade é um dos desafios para o empresário, que sempre busca formas de aumentar a receita obtida. A tecnologia traz grandes ganhos nesse aspecto, reduzindo ou até eliminando a necessidade de controles manuais. Ela também pode padronizar processos.
Com isso, a incidência de erros ou a necessidade de retrabalhos são reduzidas, diminuindo o tempo de produção e aumentando a competitividade da empresa.
3. Otimização e automação de processos
Tarefas repetitivas também afetam o engajamento dos funcionários. Ao exercerem trabalhos mais desafiadores, eles conseguem ajudar a empresa demonstrando outras habilidades.
A automação de processos, além de tornar o trabalho mais rápido e eficiente, libera os funcionários para tarefas mais estratégicas e que exigem raciocínio, permitindo um melhor aproveitamento do capital humano.
4. Aumento do controle de qualidade
As máquinas estão menos sujeitas a erros do que o cérebro humano. Especialmente em atividades de produção em grande escala, o uso da tecnologia é essencial para manter o controle de qualidade dos itens.
Quando tratamos de atendimento ao cliente, um bom software é capaz de organizar e gerenciar as informações, dando um quadro completo do histórico do consumidor e permitindo um atendimento mais personalizado e satisfatório.
5. Melhora da gestão de talentos
O uso de um software é capaz de automatizar toda a gestão de pessoas da sua empresa, desde o controle do rendimento dos vendedores (alcance de metas, ticket médio e retorno financeiro) até a administração das competências e habilidades dos funcionários.
Com essa tecnologia, é possível fazer contratações mais voltadas ao objetivo corporativo, acompanhar o desempenho e manter boas práticas de remuneração, otimizando o trabalho do RH e trazendo retorno para a organização.
Quais são os principais exemplos do uso de tecnologia nas corporações?
Algumas soluções tecnológicas já são usadas por diversas empresas, trazendo benefícios consistentes, seja na gestão de pessoas, seja no aumento do faturamento. Conheça algumas dessas inovações a seguir.
Big Data
Hoje, coletamos e armazenamos informações por meio digital, o que provocou o acúmulo de um enorme volume de dados. Essas referências podem ser usadas para ajudar a tomada de decisões e para fornecer insights para que as empresas melhorem as suas performances.
Chamamos esse universo de informações de Big Data, que já vem sendo utilizado em diversas frentes, tanto no relacionamento com os clientes quanto na gestão de pessoas e na análise da concorrência.
Blockchain
Geralmente associado a Bitcoins, o blockchain é um grande banco de dados que armazena diversas informações. Como principal vantagem, essa tecnologia traz a descentralização das medidas de segurança, criando um registro de dados compartilhado, mas, ao mesmo tempo, extremamente seguro.
O blockchain vem sendo usado para a assinatura de contratos, o compartilhamento de dados de clientes com a manutenção do sigilo e no registro de documentos, como certificados e apólices de seguro.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial consegue otimizar diversos processos, facilitando a realização de tarefas e o aproveitamento do cérebro humano para questões que exigem análise e interpretação mais subjetivas.
Entre as diversas aplicações dessa tecnologia, estão o uso de chatbots, assistente pessoal digital, aplicações em ferramentas de gestão que mensuram o desempenho dos colaboradores, entre outras possibilidades.
Cloud computing
O armazenamento de informações e de softwares na nuvem já é usado largamente, tanto em empresas quanto no nosso cotidiano. Essa solução aumenta a segurança das informações, graças à aplicação da criptografia, permitindo o acesso apenas a pessoas autorizadas.
Também há elevação da mobilidade, afinal, os documentos podem ser vistos de qualquer lugar, precisando apenas de um dispositivo (que pode ser um computador fixo, um notebook ou, até mesmo, um smartphone).
O cloud computing trouxe maior agilidade e diminuiu as distâncias, permitindo uma gestão muito mais precisa e, até mesmo, o trabalho em equipe, que é composta por pessoas de diferentes países.
Como se preparar para essa revolução tecnológica?
O aparecimento e o uso de soluções tecnológicas cada vez mais inovadoras só tendem a crescer, afinal, o ser humano sempre buscará maneiras de melhorar o trabalho e aumentar a produtividade.
Para isso, é importante que a empresa e, principalmente, os funcionários estejam preparados para absorver essas mudanças e alcançar uma adaptação rápida. Essa ambientação deve ser feita de maneira orientada e cautelosa.
Um dos pilares é a implantação de uma cultura organizacional que favoreça a inovação e estimule não só a adesão a novas ferramentas, mas também o surgimento de novas ideias e soluções.
Outra medida importante é a compreensão das reais necessidades dos setores e dos profissionais. Os gestores podem contratar a melhor ferramenta disponível, mas precisam, antes, entender se realmente ela é capaz de solucionar um problema pontual e que afeta a produtividade. Caso contrário, essa contratação será apenas desperdício de verba.